PALMIRA

PALMIRA
POINTER DO AÇAI

Itaju do Colônia

Itaju do Colônia
Rádio jornal de Itabuna

Itabuna

Itabuna
Rádio Nacional de Itabuna

Floresta Azul

Floresta Azul
Vereadora Daniela Larangeiras

Floresta Azul

Floresta Azul
Vereadora Daniela Laranjeira

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Especialista recomenda evitar comer frutos do mar extraídos de 3 praias do litoral norte da BA


O diretor do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Francisco Kelmo Oliveira dos Santos, recomendou, em entrevista ao programa "Isso é Bahia", na rádio A Tarde 103,9 FM, com Fernando Duarte e Jefferson Beltrão, na manhã desta sexta-feira (25), que a população evite comer peixes, mariscos e pescados extraídos das praias de Guarajuba, Itacimirim e Praia do Forte.

“Embora o peixe seja capaz de nadar, não nada para grandes distancias. Existe a probabilidade [de os frutos do mar de outras regiões serem afetados], mas é pouco provável”, disse.

De acordo com Kelmo, é preciso fazer avaliações trimestrais para acompanhar as regiões afetadas. “Peço que o governo nos apoie. Até agora estão sendo à custa da universidade. É preciso monitoramento de 2 a 5 anos”, pontuou.

A pessoa que consome peixe contaminado pode não ter nenhum efeito agora, mas que a tendência é se manifestar entre 10 e 15 anos. “Quem consome uma pequena quantidade, pode não sentir muita coisa. Mas estamos lidando com óleo cru. Esse material corpo humano daqui a 15 anos pode manifestar patologia. Demora em dar resposta. É uma situação grave. Muito tóxica. É preciso de paciência no consumo dos frutos do mar”, lembrou.

0 comentários:

Postar um comentário