ITAJU DO COLONIA

ITAJU DO COLONIA
VREADORA AUGUSTA

PALMIRA

PALMIRA
POINTER DO AÇAI

Itaju do Colônia

Itaju do Colônia
Rádio jornal de Itabuna

Itabuna

Itabuna
Rádio Nacional de Itabuna

Floresta Azul

Floresta Azul
Vereadora Daniela Larangeiras

Floresta Azul

Floresta Azul
Vereadora Daniela Laranjeira

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Itajuípe: Escolas do Campo realizam aula prática em Itabuna

A Secretária Municipal de Educação, Professora Mª de Lourdes, acompanhou mais uma atividade prática realizada por professores e alunos das Escolas do campo de Itajuípe. A visita de Campo, configura uma atividade de aula externa aos muros das escolas, vinculada ao Projeto ADAB nas Escolas, firmado entre a Prefeitura Municipal, a referida organização, Secretaria Municipal de Educação e Departamento das Escolas do Campo. A visita ao Laticínio Boa Hora, localizado no município de Itabuna, contou com professores e alunos de classes multisseriadas de oito escolas municipais: Assentamento Loanda, Emílio Wildberg, Estrela do Sul, Francisco de Sá Junior, São Francisco de Assis, Francolino Gonçalves, José Vicente de Oliveira, Santa Maria II e Santa Luzia. Além da participação da coordenação e gestão das escolas do campo e os técnicos da ADAB.
Para os professores do campo a atividade prática torna-se importante para os alunos por ser um momento que culmina a teoria com a prática, a partir das leituras e reflexões da sala de aula com a visualização prática do fazer. Percebemos que, com esse projeto, estamos trabalhando numa perspectiva de desmistificar conceitos preconcebidos em relação ao campo, a lida do homem do campo e seus saberes, ou seja, estamos trabalhando o conhecimento de senso comum articulado com o conhecimento científico.
Para a equipe pedagógica do Departamento das Escolas do Campo, a visita técnica ao laticínio consiste em mostrar aos alunos o processo de industrialização da matéria-prima, o leite e seus derivados. Todo produto industrializado é direcionado ao processo de comercialização, para tanto, os professores levaram os alunos para conhecer o Shopping, considerado o entendimento dos processos de matéria-prima-industrialização- comercialização.
Para a secretária de Educação, profª Maria de Lourdes, “esses projetos, essas atividades, essas ações mobilizadoras são importantes para promoção da aprendizagem significativa. Esse projeto, mais especificamente é muito interessante para as escolas do campo, são atividades que falam e discutem temáticas relacionadas as vivências desse alunado. É muito gratificante perceber que essa parceria entre Secretaria de Educação, ADAB e Professores do Campo tem dado muitos frutos positivos”, declarou.
Por: Wender Lima.
Tribuna de Palmira.

0 comentários:

Postar um comentário