quarta-feira, 17 de julho de 2019

Itajuípe: Escolas do Campo realizam aula prática em Itabuna

A Secretária Municipal de Educação, Professora Mª de Lourdes, acompanhou mais uma atividade prática realizada por professores e alunos das Escolas do campo de Itajuípe. A visita de Campo, configura uma atividade de aula externa aos muros das escolas, vinculada ao Projeto ADAB nas Escolas, firmado entre a Prefeitura Municipal, a referida organização, Secretaria Municipal de Educação e Departamento das Escolas do Campo. A visita ao Laticínio Boa Hora, localizado no município de Itabuna, contou com professores e alunos de classes multisseriadas de oito escolas municipais: Assentamento Loanda, Emílio Wildberg, Estrela do Sul, Francisco de Sá Junior, São Francisco de Assis, Francolino Gonçalves, José Vicente de Oliveira, Santa Maria II e Santa Luzia. Além da participação da coordenação e gestão das escolas do campo e os técnicos da ADAB.
Para os professores do campo a atividade prática torna-se importante para os alunos por ser um momento que culmina a teoria com a prática, a partir das leituras e reflexões da sala de aula com a visualização prática do fazer. Percebemos que, com esse projeto, estamos trabalhando numa perspectiva de desmistificar conceitos preconcebidos em relação ao campo, a lida do homem do campo e seus saberes, ou seja, estamos trabalhando o conhecimento de senso comum articulado com o conhecimento científico.
Para a equipe pedagógica do Departamento das Escolas do Campo, a visita técnica ao laticínio consiste em mostrar aos alunos o processo de industrialização da matéria-prima, o leite e seus derivados. Todo produto industrializado é direcionado ao processo de comercialização, para tanto, os professores levaram os alunos para conhecer o Shopping, considerado o entendimento dos processos de matéria-prima-industrialização- comercialização.
Para a secretária de Educação, profª Maria de Lourdes, “esses projetos, essas atividades, essas ações mobilizadoras são importantes para promoção da aprendizagem significativa. Esse projeto, mais especificamente é muito interessante para as escolas do campo, são atividades que falam e discutem temáticas relacionadas as vivências desse alunado. É muito gratificante perceber que essa parceria entre Secretaria de Educação, ADAB e Professores do Campo tem dado muitos frutos positivos”, declarou.
Por: Wender Lima.
Tribuna de Palmira.

0 comentários:

Postar um comentário